Candidatos da chapa “Renova OAB” estiveram no Sertão para ouvir advogados; promessa é de interiorização e igualdade de condições para advogados fora da capital
Faltando menos de 15 dias para a realização das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o candidato à presidência Almir Reis e sua vice, Fernanda Resende, têm intensificado as visitas pelo estado para ouvir as demandas dos advogados e advogadas. Na semana passada, os dois estiveram em Petrolina e Serra Talhada, duas importantes cidades do Sertão pernambucano. Eles detalharam as propostas do plano de governo da chapa “Renova OAB”, que promete garantir suporte, dignidade e representatividade para os profissionais do interior.
Almir Reis afirma que a desigualdade de condições entre os advogados da capital e do interior é um dos problemas mais urgentes. “O advogado do interior trabalha sem a mesma estrutura, apoio e até representatividade. Vamos mudar essa realidade. Nossa gestão estará presente, tanto na capital quanto em cada uma das subseccionais espalhadas em Pernambuco”, diz Almir.
Ele e Fernanda apresentaram uma série de propostas de impacto para transformar a relação entre a OAB-PE e os profissionais que atuam em cidades do Sertão. Confira algumas propostas da chapa “Renova OAB”:
Gabinete da vice-presidência em Petrolina e em outras subseccionais
Almir Reis anunciou que vai alterar o regimento da OAB-PE para transferir o gabinete da vice-presidente para funcionar de forma itinerante em Petrolina e em outras subseccionais, como um compromisso com a interiorização e a descentralização da gestão.
“A presença da vice-presidência em Petrolina, Serra Talhada e em outras cidades será um marco de respeito e de compromisso com os advogados que constroem suas carreiras em cidades do interior. Essa é uma atitude que simboliza nosso respeito pelas demandas regionais e a necessidade de que todos tenham voz,” afirma Almir Reis.. “Estar fisicamente no Sertão nos permitirá agir com agilidade e assegurar que as necessidades dos advogados da região tenham atenção direta da OAB-PE”, complementa.
Almir Reis ressalta que a presença do gabinete no interior de forma itinerante não afetará o funcionamento das subseccionais, que manterão total autonomia e suas atribuições, já que as funções regimentais da vice-presidente não se confundem com as das subseccionais. A proposta é fortalecer a representatividade sem comprometer a independência de cada unidade, atendendo de forma próxima às necessidades de toda a advocacia pernambucana.
Instalação de Câmara Regional do TJPE em Petrolina
Almir Reis e Fernanda Resende também defendem a instalação de uma Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em Petrolina, argumentando que essa é uma demanda essencial para a advocacia do Vale do São Francisco.
“A instalação de uma Câmara Regional em Petrolina facilitaria o acesso da população à Justiça e aproximaria a estrutura do TJPE de quem atua fora da capital. É uma questão de justiça e equidade,” explica Almir, acrescentando que uma representação física do TJPE na região beneficiaria tanto advogados quanto cidadãos.
Diretoria de interiorização de serviços
Para tornar a OAB-PE mais acessível aos advogados que estão longe da capital, a chapa “Renova OAB” propõe a criação de uma Diretoria de Interiorização. “A advocacia do interior merece ter as mesmas condições de quem trabalha na capital. Vamos levar todos os serviços da OAB-PE para onde o advogado estiver”, garante Almir Reis.
A proposta busca corrigir as desigualdades e oferecer estrutura completa de apoio em todas as regiões: “Qualquer serviço que a OAB ofereça no Recife também estará disponível nas subseccionais do interior. Essa é nossa missão, promover igualdade de condições para todos”, finaliza.
Conselho da OAB Itinerante
Uma das propostas mais inovadoras da chapa é a realização de reuniões itinerantes do Conselho da OAB-PE em todas as 29 subseccionais do estado, eliminando a necessidade de deslocamento dos representantes para o Recife.
“O advogado do interior não pode se sentir excluído por conta da distância, por exemplo. Ao levarmos o Conselho para cada região, estamos demonstrando um compromisso real de presença e de entendimento das necessidades locais. Queremos que cada profissional sinta que sua realidade está sendo representada e discutida,” afirma a vice-presidente Fernanda Resende.
Maior representatividade do interior na chapa estadual
Para garantir uma presença forte do interior na direção da OAB-PE, Almir Reis compôs uma chapa com advogados de diversas cidades do interior. “Isso não é apenas uma ação simbólica, é o início de uma gestão que representa realmente os interesses de todos os advogados e advogadas,” diz Almir. A diversidade na composição da chapa reflete o compromisso com a inclusão de todas as regiões.
Cursos de Capacitação para Jovens Advogados
Outro destaque do plano de trabalho da chapa “Renova OAB” é a oferta de cursos de capacitação a cada quatro meses para jovens advogados, com temas como peticionamento, contabilidade de escritórios e especialização em áreas de interesse de atuação dos jovens advogados.
“Sabemos como é difícil para o jovem advogado iniciar a carreira com todas as habilidades necessárias. Nosso objetivo é preparar esse profissional, acolhê-lo e oferecer conhecimento prático para que ele construa uma carreira sólida e bem-sucedida,” afirma Fernanda Resende.
Delegados de prerrogativas remunerados e aumento do duodécimo
Almir Reis e Fernanda Resende também propõem a criação de delegados de prerrogativas remunerados em subseccionais do interior e o aumento do duodécimo para as subseccionais, assegurando que tenham recursos suficientes para defender os interesses dos advogados e manter a infraestrutura de suas atividades.
“Se um advogado tiver seus direitos violados, ele precisa de uma resposta imediata e robusta da OAB-PE”, afirma Almir Reis.
Essas são apenas algumas propostas da chapa “Renova OAB”, que espera resgatar a dignidade dos advogados e advogadas do Sertão e transformar a OAB-PE em uma entidade verdadeiramente inclusiva e representativa, assegurando que a advocacia em Pernambuco, em todas as regiões, possa ter o suporte necessário para atuar com dignidade e eficiência.