Nesta quinta-feira (18/11/21), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) comemora 55 anos. Este é o segundo aniversário da nova Agência após sua transformação, quando deixou a Administração Direta e passou a operar como Serviço Social Autônomo, atendendo à Lei 14.002, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 22 de maio de 2020.
Uma cerimônia no auditório da Agência com a presença do ministro do Turismo e presidente do Conselho Deliberativo da Embratur, Gilson Machado Neto, está marcada para a próxima quinta-feira (25/11). A celebração do aniversário terá como tema o “Acessibilidade no Turismo”, para reforçar a importância da inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos equipamentos e atrativos turísticos. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, também participará do evento como palestrante. Na oportunidade, o único astronauta brasileiro a ir ao espaço, falará sobre o tema “É possível! Como tornar seus sonhos em realidade”.
Fundada em 1966, a Embratur teve a atribuição de ser o principal indutor federal da atividade turística no país até 2003, ano que marcou a criação do Ministério do Turismo. A partir de então, o chamado Instituto Brasileiro de Turismo passou a ter como missão a promoção internacional dos destinos e produtos e serviços turísticos do Brasil, tarefa que foi mantida e intensificada pela nova Agência.
“Após a histórica aprovação pelo Congresso Nacional da Medida Provisória 907/2019, que alterou a natureza jurídica da Embratur, o presidente da República assinou a Lei 14.002 e atendeu um dos mais antigos pleitos do setor do turismo brasileiro: garantir uma maior presença internacional da Embratur, com mais autonomia, flexibilidade e possibilidade de atrair recursos, o que permite uma maior divulgação do Brasil e será decisivo para atingirmos o objetivo de trazer mais estrangeiros ao país”, explica Carlos Brito, presidente da Embratur.
Em função da pandemia de Covid-19, a primeira missão da nova Agência após a transformação jurídica foi realizar a promoção do turismo interno, o que perdurou até junho de 2021. “As restrições para viagens internacionais levaram o Congresso Nacional a mudar o texto da MP 907, enviado pelo Governo Federal em 2019, antes da pandemia, para que a Embratur atuasse dentro do território nacional até seis meses após vigência do Estado de Calamidade Pública. Neste período, iniciado em maio de 2020 e encerrado em julho de 2021, empenhamos esforços junto ao Ministério do Turismo para a realização de campanhas exaltando as qualidades do Brasil para os próprios brasileiros, com grande sucesso”, explica o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento.
Novamente atuando no mercado internacional, a Embratur já realizou campanhas de promoção dos destinos turísticos brasileiros durante os Jogos Olímpicos do Japão, participou da Expo Dubai 2020 e realizará campanhas publicitárias para incentivar a chegada de turistas do Mercosul e dos Estados Unidos. “Ainda que o mercado internacional do turismo não esteja tão aquecido como o mercado interno, levaremos aos americanos a mensagem de que não é necessário visto para visitar o Brasil. Aos turistas dos países vizinhos, demonstraremos que a pandemia está controlada e que nossos destinos incríveis estão prontos para recebe-los já neste verão”, detalha Carlos Brito. As campanhas também trarão peças indicando que o país é acessível, reforçando que o Brasil reconhece a inclusão no turismo como uma pauta fundamental.
A partir de hoje até a próxima quinta-feira (25/11), data da cerimônia comemorativa ao aniversário da Embratur, o Instagram da Agência (@embraturbrasil) terá uma série de postagens para marcar a importância do trabalho de promoção realizado internacionalmente, com a participação de autoridades do trade do Turismo e diversas personalidades. O tema da “Acessibilidade no Turismo”, que estampa uma marca e diversas estratégias da Agência, também terá espaço especial durante a semana comemorativa aos 55 anos da Embratur.