Foto: Maíra Arrais / SES-PE
O Hospital Otávio de Freitas (HOF), uma das principais referências em saúde pública de Pernambuco, anunciou a ampliação do seu parque tecnológico com a aquisição de novos equipamentos médicos, que vão qualificar a eficiência dos serviços prestados à população. Entre os novos aparelhos, foram adquiridos duas torres de vídeo, com instrumental de laparoscopia; seis mesas cirúrgicas; dois arcos cirúrgicos; dois aparelhos de raio-x móveis; um raio-x fixo e dois aparelhos portáteis de ultrassom com Doppler.
Esses investimentos vão potencializar a capacidade de atendimento do hospital, que atende a pacientes da Região Metropolitana do Recife ((RMR) – e de todo o estado. O acesso aos serviços vai ocorrer por meio da Central de Regulação de Leitos.
O HOF realiza entre 1000 a 1100 cirurgias mensais, sendo mais de 80% delas de urgência, e se destaca como referência estadual em ortopedia pediátrica e urologia, além de atuar em especialidades como cirurgia geral, torácica, pediátrica, broncoscopias, CPERs (colangiopancreatografias endoscópicas retrógradas) e radiología intervencionista.
Com a nova infraestrutura, há a perspectiva de aumentar o número de cirurgias eletivas e de urgência, reduzir o tempo de espera para procedimentos e otimizar o período de internação dos pacientes no HOF. A ampliação vai incrementar, ainda, a taxa de ocupação das salas cirúrgicas, com procedimentos de média e alta complexidade dentro dos padrões do Sistema Único de Saúde (SUS). O superintendente médico do HOF, Omar Jacobino, falou sobre a importância da chegada do Parque Tecnológico para o hospital.
“Estamos muito felizes com os novos equipamentos adquiridos, estamos trazendo a radiologia do Hospital Otávio de Freitas para o século XXI, com equipamentos digitais, em substituição aos analógicos antigos. Os novos arcos cirúrgicos e torres permitirão aumentar a nossa produção cirúrgica com cirurgia de média e alta complexidade de maneira minimamente invasiva, levando a uma recuperação mais rápida e maior saúde para a população pernambucana”, comemorou Omar Jacobino.
Residências Médicas e Formação de Cirurgiões: O Hospital Otávio de Freitas possui três renomados programas de residência médica em cirurgia: Traumato-Ortopedia, Urologia e Cirurgia Geral. A chegada desses novos equipamentos beneficiará diretamente a formação de novos cirurgiões, permitindo que tenham acesso à tecnologia de ponta para aprimorar a prática e garantir uma formação de alta qualidade.