Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Foto: Juan Marvin/SEI

 

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quinta-feira (25) a triagem e avaliação de mulheres interessadas em receber gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. A iniciativa integra um mutirão promovido pelo município para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada.

 

A triagem, realizada tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, é destinada a mulheres com idades entre 14 e 35 anos e acontece em três unidades da rede municipal: a Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II; a Policlínica Adolpho Speck, em Arthur Lundgren I; e a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. O atendimento segue até o dia 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado (27), o serviço funcionará até as 12h. Não haverá atendimento no domingo (28).

 

Durante o processo, as usuárias respondem a um questionário clínico e passam por avaliação realizada por uma equipe multiprofissional, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. As candidatas consideradas aptas serão cadastradas e posteriormente agendadas para a inserção do implante.

 

Uma das primeiras mulheres atendidas na triagem da Policlínica José Correia Mandu foi Ana Paula Batista, de 29 anos. Mãe de três filhos, ela afirmou que buscou o serviço por orientação médica e por considerar que sua família já está completa.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, os implantes foram disponibilizados ao município pelo Ministério da Saúde dentro de uma estratégia nacional voltada à ampliação do acesso aos métodos contraceptivos de longa duração.

 

Segundo a gestora, antes do início da oferta do serviço, médicos e enfermeiros da rede municipal participaram de capacitações específicas para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Governo Federal.

 

“Todos os municípios receberam uma quantidade de implantes. Inicialmente, capacitamos nossos profissionais para que estivessem aptos a realizar o atendimento e a inserção do método de acordo com as orientações ministeriais”, afirmou.

 

A secretária destacou que a triagem é uma etapa fundamental do processo, pois permite avaliar o estado de saúde da mulher e identificar possíveis contraindicações ao uso do implante. “Em alguns casos, a paciente pode precisar passar por uma avaliação especializada antes da inserção. Por isso, a triagem é indispensável para garantir segurança e eficácia no procedimento”, explicou.

 

Sônia Arruda ressaltou ainda que a iniciativa foi motivada pela grande procura por métodos contraceptivos seguros e de longa duração. “Pensando na saúde da mulher paulistense e na demanda crescente por esse tipo de contraceptivo, decidimos realizar o mutirão. Além disso, algumas unidades de saúde continuarão ofertando o método após essa etapa inicial, garantindo a continuidade do atendimento à população”, concluiu.

 

Inserção do Implanon

Após a conclusão da etapa de triagem, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 1º e 10 de julho, o mutirão de inserção do Implanon nas mulheres aprovadas na avaliação. Os procedimentos acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana, antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, nº 995, no bairro Aurora, e na Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.