No próximo sábado (10), acontece a mobilização nacional contra a gripe Influenza. Todas as unidades de saúde do Cabo de Santo Agostinho estarão abertas para receber o público que ainda não tomou a vacina. Na área urbana, as USFs funcionarão das 8h às 16h, e na zona rural, das 8h às 15h.
A vacinação é destinada aos grupos prioritários, entre eles gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos e idosos com mais de 60 anos. O Dia “D” da Influenza pretende alcançar pessoas que encontram dificuldades para comparecer a uma USFs nos dias de semana. “É importante manter a população protegida contra a gripe Influenza. Por isso, este dia de mobilização é uma oportunidade para ampliar o número de vacinados no município”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI) da Secretaria de Saúde do Cabo, Priscila Machado.
É fundamental levar um documento com foto e o cartão de vacinação. A dose protege contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, prevenindo o agravamento da doença, internações e óbitos.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou em 7 de abril e, em todo o país, apresenta índice de cobertura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde. Para ampliar a cobertura vacinal no Cabo, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacinação no período noturno, nas USFs com horário estendido: André Cordeiro, Bom Sucesso, Enseada dos Corais, Pirapama, Sacramento e Suape. Essas unidades funcionam até às 20h.
Além disso, é possível se vacinar à noite na Policlínica Vicente Mendes, que funciona até as 21h. A Secretaria de Saúde também conta com equipes que realizam a vacinação em asilos e casas de repouso, atendendo ao público idoso. “Nosso esforço é para evitar a incidência de casos graves no município e garantir o atendimento ao cidadão”, ressaltou Priscila.