O processo de votação das emendas participativas do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) está aberto e segue disponível até 11 de novembro. A iniciativa permite que a população ajude a decidir o destino dos recursos do Orçamento da União alocados às emendas parlamentares, dando aos cidadãos a chance de influenciar diretamente o uso desse investimento.
Desde 2019, o mandato de Túlio Gadêlha realiza uma seleção pública de projetos, em que os mais votados em cada categoria recebem o apoio das emendas. Este ano, mais de 200 propostas enviadas de diferentes regiões do estado participam do processo. Túlio é atualmente o único deputado federal de Pernambuco que promove uma votação popular para a destinação de emendas.
Os projetos escolhidos pela população receberão o apoio financeiro para execução em 2025, totalizando mais de R$ 9 milhões em áreas essenciais, como educação, saúde, meio ambiente, cultura, direitos humanos e infraestrutura urbana.
As propostas detalhadas e a votação estão disponíveis no site participape.com, onde qualquer morador de Pernambuco pode participar do processo. O resultado, com a lista de projetos selecionados, será divulgado até o fim do mês.
O que são emendas parlamentares?
As emendas parlamentares são o canal pelo qual deputados e senadores ajudam a definir como o governo federal investe o dinheiro público. A cada ano, os parlamentares indicam como uma determinada quantia deve ser gasta, em que áreas e para quais projetos. Essas emendas têm caráter impositivo, ou seja, as indicações dos parlamentares são obrigatórias, e o governo deve executar os investimentos conforme direcionado.